O escritor João Escobar Cardoso no dia 07/11/2016 lançou seu mais novo trabalho "Os Cânones Escolares: Formação da historiografia da Literatura Brasileira(1759-1890)", o livro foi lançado na XIV Semana Acadêmica de Letras da Faculdade São Luís de França no estado de Sergipe.
Imagem: Facebook
O que se concebe atualmente como história da literatura, se não nasceu, certamente se desenvolveu, adquirindo os moldes que hoje lhe são característicos na escola e para a escola como projeto nação.
Segue abaixo uma breve descrição do livro:
Assim, este livro analisa os três primeiros compêndios de história da literatura brasileira: Curso elementar de literatura nacional (1862), do Cônego Fernandes Pinheiro, O Brasil literário (1863), de Ferdinand Wolf, e Curso de literatura portuguesa e brasileira (1866-1873), de Francisco Sotero dos Reis, relacionando-os ao desenvolvimento da disciplina de literatura nos currículos do ensino secundário em seu gradativo rumo à independência em relação à cadeira de retórica, observando o modo como tais empreitadas historiográficas foram responsáveis, dentre outros, pela construção e consolidação do cânone da literatura nacional e pela invenção de uma tradição literária no país.
João Escobar Cardoso é graduado em letras:português/inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde concluiu a pesquisa, financiada pelo PIBIC/CNPq, intitulada O ensino da literatura no Estado Novo : o caso de Sergipe, que foi premiada com o primeiro lugar Destaque do ano do centro de Educação e Ciência Humanas, em 2008. Obteve o titulo de mestre em letras em 2011 pelo núcleo de pós-graduação em letras INPGL/UFSI. Atualmente é professor de Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, professor e coordenados do curso de Letras da Faculdade São Luis de França.
Imagem: Facebook
0 comentários:
Postar um comentário